CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE PROBLEMA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP)
  • Erika Aparecida Navarro Rodrigues Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.463-483

Resumo

De acordo com atuais referências curriculares, professores de Matemática da Educação Básica organizam suas práticas docentes em um currículo escolar orientado para o desenvolvimento de
competências cognitivas e socioemocionais, no qual a Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino mobilizadora dessas competências. Para saber o conceito de problema e de Resolução de Problemas como metodologia de ensino, realizamos uma pesquisa qualitativa e uma análise temática de conteúdos junto a licenciandos de Matemática de uma universidade pública paulista. Os resultados mostraram que, para a maioria dos licenciandos, o conceito de problema em Matemática não é consolidado tal como deve ser na perspectiva de Resolução de Problemas como  metodologia de ensino, implicando saberes insatisfatórios desses licenciandos para a utilização desta metodologia, pois não oportunizariam aos seus futuros alunos a coordenação de diferentes competências cognitivas que necessariamente devem se apresentar em processos de resolução de um problema em Matemática. Concluímos que esses resultados e suas respectivas análises podem ser considerados motivadores da realização de pesquisas sobre a constituição de saberes e competências docentes desde a formação inicial de professores de Matemática no que tange à elaboração do conceito de problema em Matemática e à utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Oliveira, R. G. de, & Rodrigues, E. A. N. (2020). CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE PROBLEMA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 463–483. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.463-483