PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CÁLCULO 1 SOBRE A AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM AS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES

Autores

  • Wescley Well Vicente Bezerra Universidade de Brasília - UnB
  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.538-554

Resumo

O presente artigo refere-se à pesquisa qualitativa que analisou percepções de 11 professores de Cálculo 1 de uma universidade pública federal localizada em uma Unidade Federativa da Região
Centro-Oeste do Brasil, a fim de compreender o processo avaliativo e as possíveis relações entre os instrumentos e os procedimentos utilizados na avaliação da aprendizagem e os altos índices de
reprovação. Para a coleta de dados junto ao corpo docente, utilizou-se questionário, elaborado pelos autores, composto por 15 itens, sendo 4 questionamentos abertos. A partir dos dados coletados no
questionário e das análises das respostas, pôde-se concluir quais seriam os principais fatores que explicariam a reprovação em Cálculo 1, para esses professores: falta de pré-requisitos básicos dos
estudantes, falta de maturidade para os estudos em ambiente acadêmico, falta de motivação dos discentes para os estudos, falta de curso de pré-cálculo, dificuldades na aprendizagem de conceitos
próprios da disciplina etc. Além disso, as percepções dos professores também apontaram para a necessidade de ajustes na estrutura didático-pedagógica do Cálculo 1 nesse campus.

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Publicado

10-12-2020

Como Citar

Bezerra, W. W. V., & Gontijo, C. H. (2020). PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CÁLCULO 1 SOBRE A AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM AS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 538–554. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.538-554