OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONCEITO DE INFINITO IDENTIFICADOS EM ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Fernanda Kelly da Silva Siqueira Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • João Henrique Lorin Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.555-577

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação de iniciação científica acerca de obstáculos epistemológicos identificados em respostas de acadêmicos ingressantes e concluintes de
um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade do estado do Paraná em atividades que envolveram o conceito de infinito. Para que se pudéssemos identificar e estabelecer relações entre as respostas dos alunos e os obstáculos referentes ao conceito de infinito tomamos como suporte seis atividades retiradas da Tese: Relações entre Teoremas-em-ação e Obstáculos Epistemológicos do conceito de Infinito. De acordo com a literatura evidenciamos os momentos históricos relacionados a cinco obstáculos epistemológicos e conseguimos identificar nas respostas dos alunos manifestações desses obstáculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Siqueira, F. K. da S., & Lorin, J. H. (2020). OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONCEITO DE INFINITO IDENTIFICADOS EM ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 555–577. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.555-577