PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE ESTUDO E PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Viviane Fátima Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Francieli Cristina Agostinetto Antunes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.840-855

Resumo

Discussões acerca do ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos por meio de diferentes metodologias foram estabelecidas no âmbito do grupo de estudos Educação Matemática e Informática (EM&I), norteando a elaboração de uma sequência didática para o ensino de frações, a qual foi aplicada em uma turma com alunos de 6º e 7º anos, voluntários, de escolas públicas de
Cascavel. Este artigo traz reflexões feitas pelos participantes do grupo, alguns acadêmicos e professores vinculados aos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências da Computação, a partir
da experiência vivida pelos acadêmicos de Matemática envolvidos na elaboração da sequência e em sua aplicação junto ao projeto de extensão. As contribuições na formação dos acadêmicos foram
identificadas por meio de entrevistas concedidas por eles, permitindo-nos perceber que a participação no grupo de estudo proporcionou aprendizagem acerca da elaboração de material didático e da organização de uma sequência didática fundamentada na metodologia de ensino ‘Resolução de Problemas’ articulada ao uso de tecnologias. Além disso, o projeto de extensão possibilitou o
aperfeiçoamento da formação docente, uma vez que os acadêmicos permaneceram em contato com alunos do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

Ribeiro, V. F., & Antunes, F. C. A. (2020). PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE ESTUDO E PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 840–855. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.840-855