A RELEVÂNCIA DO CURRÍCULO E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS STEM

Autores

  • Cristine Santos de Souza da Silva Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Denise Santos de Souza Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Ursula Tatiana Timm Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.100-120

Resumo

Diversos estudos, tanto no âmbito nacional quanto internacional, apontam que apesar da importância, presença e influência da tecnologia na vida das pessoas, o interesse dos jovens por carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) ainda é um desafio. Considerando que os motivos que ocasionam este fenômeno podem estar associados a múltiplos fatores educacionais, este trabalho volta seu olhar para a educação matemática, por meio da investigação das percepções de estudantes dos cursos de graduação STEM acerca da relevância do currículo e da
educação matemática nas suas escolhas de carreira e na sua formação acadêmica. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário a 101 graduandos, ingressantes e concluintes dos cursos STEM de uma universidade no sul do Brasil. Os resultados apontam altos índices de
concordância dos jovens em relação a importância da educação matemática, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Contudo, revelam que ainda é necessário que práticas pedagógicas sejam atualizadas e mais significativas para um cenário que almeja a promoção da matemática
contextualizada e interligada às áreas científicas, como se propõem abordar as metodologias ativas voltadas ao ensino STEM.

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

Silva, C. S. de S. da, Souza, D. S. de, Timm, U. T., & Neto, A. S. de A. (2020). A RELEVÂNCIA DO CURRÍCULO E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS STEM. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 100–120. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.100-120

Edição

Seção

Artigos Científicos