OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Nilza Zanon de Sousa Machado Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Elenilton Vieira Godoy Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.178-200

Resumo

Preocupado com os fatores que interferem nos processos de ensino e aprendizagem da
disciplina de Matemática no Ensino Fundamental e Médio e com os professores e alunos frente aos
desafios vivenciados no âmbito escolar, o presente estudo – inserido na linha de pesquisa Formação
de Professores que ensinam Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em
Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná – tem como objetivo observar o
currículo oculto que permeia os intramuros de uma escola estadual do município de Curitiba-PR, aos
olhos de uma professora de Matemática. Para isso pautará metodologicamente numa pesquisa
qualitativa, de cunho etnográfico e apoiar-se-á em teóricos críticos do campo do currículo que
investigam o currículo oculto. O exercício analítico realizado indicou a existência de atitudes carentes
de autonomia, porém carregada de conformismo. Um individualismo muito presente, valores e
comportamentos contraditórios na relação aluno-aluno, momentos de resistência à instituição, mas
com ações agressivas a membros da escola e vivências de aprendizagem e de controle social não
relativizadas pela família. Constata-se que muito do currículo oculto presente neste espaço escolar
contribui para a manutenção da hegemonia dominante. Entretanto, é importante continuar desvelando
esse currículo nos espaços escolares e reinterpretá-lo constantemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Machado, N. Z. de S., & Godoy, E. V. (2020). OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 178–200. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.178-200

Edição

Seção

Artigos Científicos