AÇÕES FORMADORAS EM ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTÍNUA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: UMA INICIATIVA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Ana Paula Gladcheff Munhoz Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
  • Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.62-88

Resumo

Apresentamos neste artigo a síntese de uma proposta de como pode ser estruturada uma atividade de formação contínua em matemática, fundamentada na perspectiva da Teoria Histórico-
Cultural, com ênfase nas ações, por meio das quais a atividade de formação é realizada. Estas foram evidenciadas por meio de uma pesquisa de doutorado e que se constitui como um dos produtos
resultantes de um projeto de pesquisa em rede, viabilizado pelo Programa Observatório da Educação (Obeduc). As análises do fenômeno investigado, as ações formadoras, foram fundamentadas nos princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade, e os resultados ressaltam o modo como uma atividade de formação em matemática pode ser estruturada,
destacando-se as ações que a compõem, por possuírem potencial para desenvolver o pensamento teórico dos professores, envolvendo uma articulação entre teoria e prática na constituição da práxis pedagógica. Ressaltamos, nesse sentido, a importância da parceria entre universidade e Educação Básica na realização de atividades de formação, compreendendo a escola como lugar de formação e aprendizagem, para os professores e para os pesquisadores, tendo como foco o significado socialmente
construído para a atividade pedagógica que, em nossa perspectiva, é dado pela compreensão da educação escolar como via para o desenvolvimento humano.

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Publicado

04-12-2020

Como Citar

Munhoz, A. P. G., & Moura, M. O. de. (2020). AÇÕES FORMADORAS EM ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTÍNUA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: UMA INICIATIVA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 62–88. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.62-88