PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC) E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Marília Yuka Hanita Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Bárbara Sicardi Nakayama Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.216-238

Resumo

Este artigo visa compreender o potencial do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) para o desenvolvimento profissional docente. O referencial teórico se fundamenta nos estudos referentes ao desenvolvimento profissional docente (DAY, 2001). A pesquisa de campo foi pautada no levantamento e mapeamento dos documentos vinculados ao OBEDUC e disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desde 2006. Os documentos revelam que as características do programa foram significativas para o desenvolvimento profissional docente, pois se configurou como um espaço formativo permeado pela pesquisa, aproximando o diálogo entre universidade e escola e a aprendizagem em grupos com diferentes níveis de formação, fornecendo e fortalecendo uma pesquisa em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Hanita, M. Y., & Nakayama, B. S. (2020). PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC) E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(15), 216–238. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.216-238