CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EQUAÇÃO PRESENTE NOS CADERNOS DO PROFESSOR E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO

Autores

  • Claudia de Oliveira Lozada Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Ubiratan D´'Ambrosio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.7-38

Resumo

Neste artigo, trazemos uma análise da noção de equação presente nos Cadernos do Professor (Matemática) que compõem a Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo. Esta análise constitui elemento essencial, uma vez que buscamos compreender a maneira com que o currículo oficial e o material didático utilizado pela rede estadual de ensino tece e/ou abre possibilidades de desenvolvimento de zonas de perfil conceitual de equação e de que modo pode contribuir para a aprendizagem eficaz do conteúdo de equação. Em seguida, discorremos sobre os termos utilizados para nomear e/ou qualificar as questões de Matemática presentes nos Cadernos do Professor, fazendo uma diferenciação e de que forma podem contribuir para o desenvolvimento das zonas de equação, além de trazer reflexões sobre a prova do SARESP do Ensino Médio. Os resultados constataram que o material relativo ao conteúdo de equação embora apresente alguns equívocos de abordagem na parte introdutória, as questões, contudo, possibilitam o desenvolvimento de diversas zonas de perfil conceitual de equação, uma vez que são de tipos variados que possibilitam manifestar
várias formas de resolução.

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Publicado

26-11-2020

Como Citar

Lozada, C. de O., & D´’Ambrosio, U. (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EQUAÇÃO PRESENTE NOS CADERNOS DO PROFESSOR E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(14), 7–38. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.7-38

Edição

Seção

Artigos Científicos