UM OLHAR SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO EXAME DO PISA

Autores

  • Rosane Spielmann Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Andréia Büttner Ciani Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.256-273

Resumo

Este trabalho consiste em um estudo de aspectos relacionados aos conhecimentos identificados em documentos da proposta do Programa Internacional para Avaliação de Estudantes, PISA, especificamente ao que concerne às questões de Matemática contidas em algumas aferições do Programa. Para isso, temos como solo investigativo: de que maneira o conhecimento matemático é avaliado nas questões do PISA. Com isso, objetiva-se realizar uma reflexão epistemológica, buscando verificar se existe a presença de alguma corrente da produção do conhecimento na proposta do PISA e das suas questões, ao que se refere aos aspectos relacionados ao conhecimento matemático. A pesquisa
está fundamentada em estudos baseados em documentos oficiais e questões do programa, disponíveis no período compreendido entre o ano de 2000 a 2009 e em algumas pesquisas que versam sobre este programa de avaliação; também foram utilizados textos que tratam sobre as correntes que envolvem a produção do conhecimento. Identificamos na análise das questões a presença da corrente pragmática, o qual precisaria ser investigado, debatido e ser for o caso, refutado. Ainda, constatamos que o modo
como alguns enunciados de questões são apresentados não conseguem avaliar efetivamente o conhecimento matemático que o aluno pode possuir, conduzindo-o a resolver com a utilização dos
próprios dados presentes no enunciado da questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-11-2020

Como Citar

Spielmann, R., & Ciani, A. B. (2020). UM OLHAR SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO EXAME DO PISA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(14), 256–273. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.256-273

Edição

Seção

Artigos Científicos