CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM SERGIPE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE TIC, PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • Irami Bila da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.151-167

Resumo

A educação a distância (EaD) vem se destacando nas últimas décadas como uma educação para todos. No Brasil, cresce o número de cursos de licenciatura a distância, entre eles, o de Matemática, contribuindo para a formação de professores, a qual, até então, apresenta carência de profissionais. O presente texto investiga concepções de alunos sobre as TIC no ensino a distância na Universidade Aberta do Brasil em Sergipe, bem como as contribuições das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem,
especificamente em matemática. É uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com estudo de caso, na qual aplicamos questionários com os sujeitos da pesquisa, além da observação e conversação com atores envolvidos na EaD. Dentre os resultados tem-se: que a utilização das TIC pelos alunos ainda é incipiente, não acarretando um processo eficaz de ensino-aprendizagem; que há uma resistência por parte dos professores e alunos ao uso e inovação de tecnologias e metodologias diversificadas; que as condições estruturais apresentam deficiências em sistematização de redes e disponibilidades de recursos digitais; que a matemática é a disciplina que mais apresenta dificuldade de aprendizagem, estando descontextualizada
da realidade do alunado e até dos professores.

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Publicado

18-11-2020

Como Citar

Vasconcelos, C. A., & Silva, I. B. da. (2020). CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM SERGIPE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE TIC, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(7), 151–167. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.151-167

Edição

Seção

Artigos Científicos