FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA DE UM 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.188-205

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo discutir algumas possibilidades e dificuldades apresentadas por alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental na formulação e na resolução de problemas matemáticos. A atividade de formulação e resolução de situações-problema foi proposta pelo professor, no início do ano letivo, a uma turma de 35 alunos do 6º ano de uma escola municipal de uma cidade do interior de São Paulo. A maioria das situações-problema elaboradas apresentou as características dos problemas convencionais; entretanto, alguns estudantes formularam situações que
romperam, de certa forma, com aquelas presentes nos livros didáticos. Além disso, todos os problemas utilizaram as operações aritméticas, e os algoritmos foram a estratégia usada pelos alunos para resolvêlos.
Para a resolução, alguns estudantes apresentaram apenas a operação, enquanto outros traziam também a resposta à questão. Também foram abordadas diversas ideias matemáticas na elaboração dos problemas, como dobro, dúzia, quantidade de semanas em um mês, sistema monetário e medida de tempo. Essa atividade possibilitou aos alunos organizarem as ideias para elaborar o enunciado, pensar no conteúdo matemático, na pergunta e também na resposta para o problema.

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Publicado

18-11-2020

Como Citar

Carneiro, R. F. (2020). FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA DE UM 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(7), 188–205. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.188-205

Edição

Seção

Relatos de Experiência