FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA EXPERIÊNCIA COM OS FUNDAMENTOS FREIREANOS NA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DE EJA

Autores

  • Claudia Valéria da Silva Universidade Severino Sombra
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade Severino Sombra
  • Regene Brito Westphal Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.144-159

Resumo

O presente trabalho trata de resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática na USS - Universidade Severino Sombra. A partir de uma contextualização histórica para a compreensão das principais questões referentes à Educação de Jovens e Adultos no Brasil,
foi planejada e desenvolvida uma sequência de atividades para duas turmas, fases VII e VIII, do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em um município do Estado do Rio de Janeiro, com vistas a observar e refletir sobre o ensino da Matemática numa perspectiva cidadã. Na proposta dessa  investigação, buscou-se refletir sobre as possibilidades metodológicas da articulação entre as proposições pedagógicas de Paulo Freire e o ensino de conteúdos matemáticos, especialmente no que diz respeito à contextualização desses conteúdos para a motivação e para o exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-11-2020

Como Citar

Silva, C. V. da, Rodrigues, C. K., & Westphal, R. B. (2020). FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA EXPERIÊNCIA COM OS FUNDAMENTOS FREIREANOS NA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DE EJA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(2), 144–159. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.144-159

Edição

Seção

Artigos Científicos