CONFLITOS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA ABSTRATA

Autores

  • Hernando José Rocha Franco Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Santana Soares Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.160-178

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão acerca de conflitos de aprendizagem vivenciados por estudantes de Licenciatura em Matemática num curso de Álgebra Abstrata. Ao longo de um semestre, acompanhamos doze alunos de uma universidade pública, licenciandos em Matemática, durante as aulas
da disciplina Álgebra I, cuja ementa contempla os conceitos de anéis, ideais, corpos e polinômios. O estudo utilizou como referencial a teoria da definição e imagem conceituais, além dos processos constituintes do pensamento matemático avançado, como a generalização, a representação, a visualização e a síntese. O contato direto com a turma durante as aulas, a aplicação de questionários e a observação das avaliações possibilitaram a coleta dos dados da pesquisa.

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Publicado

12-11-2020

Como Citar

Franco, H. J. R., & Soares, C. A. S. (2020). CONFLITOS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA ABSTRATA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(2), 160–178. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.160-178

Edição

Seção

Artigos Científicos