TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EXPLORANDO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.163-188

Palavras-chave:

Conhecimento do Professor, Formação Continuada, Operações Fundamentais, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo discute alguns dados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com o objetivo de analisar conhecimentos mobilizados e construídos sobre o ensino de operações de multiplicação e divisão de números naturais, por professores dos anos iniciais, em uma ação de formação para/com o uso de tecnologias digitais. Como metodologia foram utilizados casos de ensino e o applet Base Ten Blocks. A análise foi baseada em estudos realizados por Mishra e Koehler sobre Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (CTPC) e estudos sobre integração de tecnologias digitais ao currículo, realizados por Sanchez. Foi possível identificar indícios de (re)construção de conhecimentos por algumas professoras em relação as operações de multiplicação e divisão, com o uso do applet e movimentos iniciais de integração de tecnologias digitais na prática pedagógica dessas professoras.

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Biografia do Autor

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Professora Associada

Suely Scherer

Doutora em Educação

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Matemática (INMA), Campo Grande, Brasil

Professora Associada

suely.scherer@ufms.br.

 

https://orcid.org/0000-0002-2213-3803

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo