TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EXPLORANDO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.163-188Palabras clave:
Conhecimento do Professor, Formação Continuada, Operações Fundamentais, Tecnologias Digitais.Resumen
Este artigo discute alguns dados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com o objetivo de analisar conhecimentos mobilizados e construídos sobre o ensino de operações de multiplicação e divisão de números naturais, por professores dos anos iniciais, em uma ação de formação para/com o uso de tecnologias digitais. Como metodologia foram utilizados casos de ensino e o applet Base Ten Blocks. A análise foi baseada em estudos realizados por Mishra e Koehler sobre Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (CTPC) e estudos sobre integração de tecnologias digitais ao currículo, realizados por Sanchez. Foi possível identificar indícios de (re)construção de conhecimentos por algumas professoras em relação as operações de multiplicação e divisão, com o uso do applet e movimentos iniciais de integração de tecnologias digitais na prática pedagógica dessas professoras.
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