Modelo pedagógico baseado em sistemas de recomendação para escrita coletiva digital

Autores

  • Michele Alda Rosso Guizzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandra Lorandi Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.453-474

Resumo

O presente artigo destaca o desafio de pesquisar e filtrar materiais de apoio à produção acadêmica em meio ao crescente volume de dados disponibilizados de forma permanente na Internet. Além disso, discute as oportunidades da escrita coletiva digital, para a geração de textos autorais no ensino superior. Para tanto, constrói um Modelo Pedagógico baseado em um Sistema de Recomendação de textos, vídeos e imagens denominado RecETC e relaciona quatro elementos deste modelo, sendo eles: conteúdo, organização, tecnologia e metodologia. Entre os aspectos tecnológicos aplicados ao Modelo Pedagógico, o estudo utiliza um editor de texto coletivo digital, o ETC. O artigo descreve suas funcionalidades, bem como, os resultados obtidos com a aplicação do modelo em dois estudos de caso. As conclusões destacam os benefícios que os sistemas de recomendação podem proporcionar à produção textual acadêmica, na medida que, ampliam o contato dos alunos com materiais diversos e pertinentes ao tema. Apoiando, então, o cruzamento de diferentes pontos de vista na construção coletiva do texto por intermédio de uma ferramenta digital. A aplicação do Modelo Pedagógico, especialmente planejado para este fim, aponta também as fragilidades do processo, no que tange às estratégias pedagógicas para a promoção da escrita coletiva por meio de ferramentas tecnológicas. Modelo este, que está em fase de reestruturação, com vistas ao alcance de maiores patamares qualitativos nas produções textuais coletivas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo