Exauribilidade temática, ordenação e sequenciação de perguntas de leitura em anúncio publicitário

Autores

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.99-117

Resumo

O trabalho com as multissemioses e os mecanismos de persuasão do gênero discursivo anúncio publicitário é necessário no âmbito escolar, conforme a Base Nacional Comum Curricular, a fim de que o aluno possa participar da vida em sociedade em todos os campos que a constitui. Este artigo objetiva apresentar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para este gênero, destinada ao segundo ano do Ensino Médio, a estabelecer um diálogo entre as perguntas de leitura e o conceito de exauribilidade temática, discutido pelo Círculo de Bakhtin. A metodologia de ordenação e sequenciação divide as perguntas de leitura em pergunta de resposta textual, inferencial e interpretativa, ou seja, alicerça-se sobre uma ordem crescente de dificuldade, em vistas de levar o leitor à progressiva reflexão sobre o texto e sobre o tema. Os resultados demonstram que, por meio da referida metodologia, é possível um trabalho que leve o aluno a exaurir de forma relativa o tema que constitui um texto, expandindo as ideias sobre o tema, construindo contrapalavra. Ao mesmo tempo, evidencia-se um trabalho que leve o aluno a conhecer e considerar as multissemioses que formam o anúncio publicitário, na ligação inseparável para a construção dos sentidos das multilinguagens.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino