Concepção dialógica de língua(gem) e multiletramentos: uma proposta didática com o gênero infográfico hipermidiático

Autores

  • Rafael Vitória Alves Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neil Franco Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.329-354

Resumo

Quais as contribuições, a criação e exploração de recursos didáticos elaborados por arte-educadores/as podem acrescentar para o ensino de Arte na Educação Infantil? Nesta reflexão, temos como objetivo relatar o processo criativo que envolveu a produção de recursos didáticos para ações com Artes Visuais na Educação Infantil. Tais recursos foram desenvolvidos em 2019, durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais, realizada junto a estudantes de um curso de licenciatura em Artes Visuais de uma Instituição de Ensino Superior e um Centro Municipal de Educação Infantil. Os recursos didáticos criados por nós foram elaborados a partir das obras do artista brasileiro Aldemir Martins e levaram em conta as especificidades identificadas em uma turma, com 25 crianças entre 11 meses e 1 ano e 11 meses. Na descrição desse processo, primeiro explicamos as especificidades do Estágio Supervisionado em Artes Visuais e enfatizamos as contribuições que ações educativas com Artes Visuais podem conferir às crianças da Educação Infantil. Depois, relatamos o processo criativo a partir do qual criamos e exploramos um conjunto recursos didáticos, e analisamos as maneiras como as crianças do Infantil 1 interagiram com aspectos artísticos e estéticos das obras de Aldemir Martins. Consideramos, por fim, que as intervenções, estudos e avaliações realizadas durante o Estágio Supervisionado apontam para a valorização das formas de ampliar/diversificar as maneiras como são criados e utilizados os recursos didáticos que promovem o conhecimento em Artes Visuais e chamamos atenção para a potência educativa que o/a arte-educador/a pode acarretar à Educação Infantil.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino