A criança e o desenvolvimento da linguagem: um olhar para as práticas educativas com a leitura literária

Autores

  • Cláudia Roquini Nascimento Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.7-29

Resumo

Ao considerar a linguagem como salto qualitativo determinante do psiquismo humano e um dos meios mais importantes para que a criança consiga internalizar os significados sociais da cultura, descrevemos o processo de compreensão da linguagem, a partir de episódios de atividades de leitura de livros de literatura infantil. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica, financiada pela FAPEMIG, que teve como objetivo compreender como a compreensão de leitura se mostrou presente nos enunciados das crianças, de modo a refletir sobre a linguagem como um processo intrapsíquico que vai do plano interpessoal para o intrapessoal, num movimento de interação verbal, a partir de situações dialógicas decorrentes das rodas de leitura com crianças da educação infantil. Para a realização do estudo, assumimos como proposta metodológica uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tomando como procedimento investigativo a observação e a descrição de situações de diálogos em relações assimétricas (adulto-criança) e simétricas (criança-criança) construídas entre crianças de 3 a 5 anos, realizada em três turmas da educação infantil, sendo duas escolas municipais e um núcleo de educação infantil, da rede federal, instituições localizadas no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Os resultados indicam que a mediação do professor se torna fundamental para o desenvolvimento da linguagem e para o processo de compreensão da leitura.

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Publicado

2020-10-25

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo