Sequência didática e o emprego do gênero paródia como estratégia de leitura e ensino na educação básica

Autores

  • Jucenilton Alves dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Maria Aparecida Pacheco Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.103-125

Resumo

A pesquisa qualitativa foi a maneira mais precisa de realizar este estudo com foco na transformação de uma determinada situação. A análise dos dados obtidos aponta para a importância da presença do professor/mediador na formação do leitor, uma vez que, além de colaborar para a interação entre texto e leitor, a motivação para leitura e produção textual aumenta. O motivo das dificuldades de leitura e produção escrita reside no pouco acesso dos alunos aos diferentes gêneros de texto. Os objetivos desta pesquisa são: experimentar a aplicação de uma sequência didática usando o gênero paródico como uma ferramenta que permite o aprendizado das relações intertextuais e o desenvolvimento do sentido crítico com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; verificar o conhecimento dos alunos sobre o gênero paródico e sobre a intertextualidade; operacionalizar uma sequência didática com o gênero paródico como tema para as atividades de leitura, produção e reescrita de textos; análise dos dados obtidos na sequência didática, comparando-os com o quadro teórico pré-estabelecido. O estudo do gênero paródico como recurso alternativo para a aprendizagem é relevante para os alunos do Ensino Fundamental, pois permite atividades mais produtivas e agradáveis e também avança no conhecimento das relações intertextuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo