O ensino de língua portuguesa nos anos iniciais: o papel da literatura infantil

Autores

  • Roberta Negrão de Araújo Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Andreia Silva Moreira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Paola Ladeira da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.207-227

Resumo

Os gêneros textuais constituem, hoje, o foco do ensino da Língua Portuguesa. Assim, o presente estudo intenciona apresentar a importância da Literatura Infantil no processo de ensino desta disciplina nos anos iniciais. Desse modo, a questão investigativa que norteou a pesquisa foi: Em que medida a Literatura Infantil contribui para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais? A pesquisa foi fundamentada em reflexões teóricas baseadas em autores que discutem a referida temática, além dos documentos curriculares oficiais. No âmbito da pesquisa de caráter exploratório, foi utilizado para coleta de dados um questionário. Na sequência, estes foram analisados considerando os pressupostos da abordagem qualitativa. A pesquisa está organizada em três seções. A primeira apresenta a relevância dos gêneros textuais para o ensino da Língua Portuguesa. A segunda aborda um breve panorama do surgimento da Literatura Infantil e a sua função enquanto estratégia de ensino. A terceira seção apresenta os dados coletados, bem como a análise da percepção das docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola localizada em um bairro periférico de Cornélio Procópio. Evidenciou-se que as respondentes consideram a Literatura Infantil relevante na organização do ensino, todavia há dificuldades que precisam ser superadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo