Duolingo no PIBID: aplicativo como complemento à prendizagem de Língua Espanhola

Autores

  • Luana Bottcher Sbeghen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliana Cristina Faggion Bergmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Andréa Cesco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.228-244

Resumo

O docente atento a sua sala de aula observa o surgimento de um novo perfil de aluno, com características que giram em torno da capacidade de lidar e relacionar inúmeras informações simultaneamente, no âmbito físico e cibernético. Isso advém principalmente da popularização dos dispositivos móveis e seus aplicativos personalizados aos interesses de seus usuários, tocando inclusive a questão da autoaprendizagem. Entretanto, há o consenso de que essa característica autodidata não garante capacidade seletiva e avaliativa da utilização eficaz dos conteúdos disponíveis, e, por isso, a tecnologia não substitui a educação formal - que age como uma bússola - e, sim, a complementa. Têm-se então, como objetivo deste artigo, apresentar o projeto elaborado pelo grupo do PIBID Letras-Espanhol acerca do uso do aplicativo de ensino de língua estrangeira Duolingo para a promoção e incentivo à aprendizagem da língua espanhola. Buscou-se utilizar o aplicativo como suporte complementar para o desenvolvimento das competências comunicativas em dois momentos: no âmbito escolar, em uma escola de ensino médio de Florianópolis - SC, com uma turma de terceiro ano, e também na sua forma para dispositivos móveis, permeando assim a aprendizagem individual. Com essa ferramenta, se está obtendo resultados positivos que vão de encontro aos objetivos pretendidos, comprovando que é possível um caminho em que educação e tecnologia andam juntas.

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Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo