O papel da arte e das letras numa sociedade em desencanto: reflexões sobre a educação pós-moderna

Autores

  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Grande do Norte (UERN)
  • Demóstenes Dantas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Luan Talles de Araújo Universidade do Estado do Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.9.173-187

Resumo

Este trabalho, de análise bibliográfica, visa investigar as contribuições da arte e da educação na construção de paradigmas sociais ligados à noção de pós-modernidade. Com relação à fonte teórica, ressaltamos as considerações de Bauman (1999), Gadoti (2003), Pourtois e Desmet (1999), Touraine (1993), Marcuse (2000) dentre outros. Propomos uma reflexão sobre a construção de uma educação em ruptura com a tendência bancária, industrial, individualista e materialista que predominou na educação e sociedade moderna. Propomos uma análise sobre as necessidades educacionais do século XXI, refletindo sobre as contribuições da educação e da arte para a construção da pós-modernidade que apresenta a pedagogia e a à democratização da arte como instrumentos na construção da sensibilidade, percepção e criticidade indispensáveis às transformações sociais.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo