A hora da roda como atividade facilitadora do desenvolvimento do juízo moral de crianças da Educação Infantil

Autores

  • Rita Melissa Lepre Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Bianca de Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.97-120

Resumo

A pesquisa que apresentamos teve como objetivo central estudar a hora da roda como uma atividade permanente capaz de desenvolver o juízo moral das crianças, quando realizada de forma planejada, com objetivos claros e intervenções refletidas por parte do professor. Por meio de observação, entrevistas e discussão de dilemas morais, foi possível comprovar que no decorrer da hora da roda surge uma variedade de temas morais a partir dos conflitos existentes, durante ou anteriores a roda, e que é possível abordá-los não só por meio dos episódios reais, mas também mediante situações hipotéticas a partir da leitura ou contação de histórias e/ou dilemas que contemplem temas morais. Apesar de se detectar essas possibilidades, a investigação demonstrou que esse espaço não é aproveitado na sua potencialidade. O estudo em questão corrobora com a ideia de que o desenvolvimento moral pode, e deve, ser trabalhado junto às crianças desde a Educação Infantil.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo