Pedagogia crítica e projetos de letramento em confluência: (res)significando a escrita

Autores

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Nilsandra Martins de Castro Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.184-198

Resumo

Neste artigo, buscamos apresentar as convergências teóricas entre a pedagogia crítica e as práticas de leitura e escrita descritas pelos projetos de letramento. Dessa maneira, nessa abordagem, procuramos focar a prática de leitura e escrita como elemento de cunho social, dada sua função discursiva. Priorizamos, nesse sentido, a importância de a escola trabalhar com gêneros textuais que tenham funcionalidade concreta na comunidade em que são produzidos. Entendemos os projetos de letramento como elementos propulsores para uma ressignificação das habilidades acima mencionadas, as quais poderão ganhar caráter crítico, tendo em mente a relação dialógica que propõe entre escola e realidade concreta dos usos da linguagem.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo