Reflexões sobre o sexismo a partir do cotidiano escolar

Autores

  • Amanda de Souza Ribeiro Programa de PósGraduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR
  • Ricardo Fernandes Pátaro Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.156-175

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir a respeito do sexismo na escola. Tomamos como ponto de partida situações observadas no cotidiano escolar, a partir das quais buscamos destacar a presença do sexismo na escola e suas implicações para a formação intelectual e social de meninas e meninos. Entendemos que o sexismo está presente na linguagem, nos conteúdos curriculares e materiais didáticos utilizados na instituição escolar, impregnando o cotidiano escolar de representações muitas vezes estereotipadas do masculino e do feminino. Este artigo aponta para a necessidade de nos conscientizarmos e atuarmos intencionalmente para romper com o pensamento androcêntrico que ainda permeia nossas relações sociais. Nessa conscientização reside a possibilidade de refletirmos sobre os objetivos da escola, buscando uma educação que almeje a igualdade de gênero. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental, e embora não seja a única responsável pela transmissão de pensamentos e atitudes sexistas, é uma instituição que pode atuar ensinando meninas e meninos a pensar, a questionar, e indicando novos caminhos, novas formas de interpretar o mundo e de organizá-lo, sem a presença de concepções androcêntricas que marginalizam a mulher e levam à construção da imagem de que o feminino é um elemento social secundário em nossa sociedade.

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Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo