Fundamentos da alfabetização matemática: algumas implicações na construção de conceitos matemáticos

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.69-82

Resumo

O presente trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre Alfabetização Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental da educação básica, a fim de situar a Matemática no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita. O tema Alfabetização Matemática tem sido amplamente discutido por professores e pesquisadores da área da Educação para que o ensino da Matemática esteja vinculado ao processo de alfabetização, ou seja, leitura e a escrita que não permeiam o conhecimento matemático. A Matemática é uma linguagem presente no cotidiano das crianças antes da escolarização. Trata-se de um ensaio bibliográfico, apoiado em teóricos que se debruçam na temática, buscando uma contribuição nas reflexões em relação às práticas escolares e as diversidades culturais presentes no contexto escolar. Desta forma, acreditamos que o trabalho venha a contribuir para o repensar do contexto pedagógico no ensino de Matemática de forma significativa, no desenvolvimento de capacidades e habilidades, como: raciocínio lógico para resolução de problemas, levantamento de hipóteses criação de estratégias, conhecimentos matemáticos; os estudos reforçam as concepções a respeito da importância da Alfabetização Matemática no ensinar e aprender das crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental, possibilitando o conhecimento, aprendizagem e o significado da Matemática em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo