Discussões sobre a epistemologia do trabalho docente – Fernando Becker

Autores

  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ricardo Fernandes Pátaro Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2012.1.1.9-22

Resumo

O debate a respeito dos desafios da aprendizagem humana é especialmente importante para a formação docente e para se discutir a escola. Perguntas como “O que significa aprender e como se aprende?” ajudaram a compor várias críticas a concepções de aprendizagem baseadas em epistemologias empiristas e aprioristas, que simplificam a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. No entanto, ainda é possível encontrar escolas que desenvolvem práticas didáticopedagógicas baseadas nessas epistemologias. Por que isso ocorre? Em parte, devido à dificuldade de se efetivar mudanças epistemológicas nas crenças docentes. Essa é uma das constatações que servem de base para as propostas de Fernando Becker, cujas pesquisas acerca da epistemologia do trabalho docente merecem destaque. Docente da graduação e da pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Becker é graduado em Filosofia (Faculdades Anchieta, São Paulo), mestre em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Universidade de São Paulo - USP). É professor-visitante na Universidad de la Frontera (Temuco, Chile), Universidad Metropolitana de Ciencias da La Educación (Santiago, Chile) e Pontificia Universidad Católica del Perú - PUCP (Lima, Peru). Além disso, é autor de mais de uma dezena de livros com os resultados de suas pesquisas e publicou mais de 20 capítulos em obras coletivas. Na entrevista concedida à Revista Educação e Linguagens, o pesquisador comenta suas recentes investigações e apresenta reflexões sobre a importância da docência, a complexidade do processo de ensino-aprendizagem e a necessidade de uma formação inicial que leve professores(as) a uma crítica epistemológica sistemática e aprofundada que ajude a superar, na prática pedagógica, a presença das concepções epistemológicas empiristas e aprioristas, como veremos a seguir.

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo