O processo de construção de escolas democráticas

Autores

  • Ulisses Ferreira de Araújo Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP - EACH/USP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2012.1.1.78-86

Resumo

O objetivo do presente artigo é retomar, organizar e discutir algumas das ideias com as quais venho trabalhando nos últimos anos em programas de formação docente. O intuito é abordar alguns conceitos e elementos da educação escolar que, de acordo com minha experiência com professores e professoras da escola pública brasileira, interferem no processo de construção de escolas democráticas. Com o objetivo de ajudar professores e professoras da escola pública brasileira a reorganizar os espaços, os tempos, os conteúdos e as relações interpessoais na escola, abordarei neste artigo o papel dos conteúdos escolares, da metodologia das aulas, dos valores dos membros da comunidade escolar, das relações interpessoais, assim como dos processos de gestão da escola nessa reorganização. Acredito que há ainda outros elementos a serem considerados e que analisá-los e refletir sobre suas inter-relações mútuas é fundamental para a construção de um ambiente escolar mais democrático.

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Publicado

2020-05-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo