Amélia de Mesquita

mulheres e sua produção musical no Rio de Janeiro do final do século XIX e início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.8137

Palavras-chave:

Mulheres, Música, Profissionalização

Resumo

O levantamento de 628 nomes de mulheres musicistas, alunas e professoras do Instituto Nacional de Música - principal instituição de ensino de música no Rio de Janeiro, capital do recém-inaugurado período republicano (1889) – após extensa pesquisa, resultou em uma listagem de 34 mulheres, cujos materiais musicais produzidos são parte de grandes acervos, tais como os da Biblioteca Nacional. Esse panorama apresentou um contexto em que a atuação profissional feminina na música se mostra relevante, contudo, pouco documentada. É nesse ambiente que encontramos Amélia de Mesquita, uma mulher que conseguiu romper barreiras pessoais e sociais se estabelecendo como compositora, professora e intérprete com grande relevância no contexto do final do século XIX e início do século XX.

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Biografia do Autor

Aline Da Paz, Universidade federal do Rio de Janeiro

Aline da Paz é professora Adjunta do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em música e Mestre em Educação Musical pela mesma universidade. Bolsista PNAP (2020) da Biblioteca Nacional.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

DA PAZ, A. Amélia de Mesquita: mulheres e sua produção musical no Rio de Janeiro do final do século XIX e início do século XX. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 29, n. 2, p. 454–475, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.29.2.8137. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/8137. Acesso em: 27 abr. 2024.