Pedagogia da corpa travesti:

performance, política e arte dissidente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.8068

Palavras-chave:

Trvestis, Arte, Corpa, Performatividade

Resumo

Neste texto refletimos como a arte produzida por artistas travestis ressignifica os cânones do fazer artístico e sugere outras bases epistêmicas e políticas para o campo em questão. Argumentamos acerca de uma pedagogia da corpa travesti enquanto uma lente na intenção de problematizar em que medida tais corporalidades dimensionam a singularidade da criação dissidente e frente ao cis-tema que demarca as fronteiras gendrificadas da arte e da vida. Salientamos, de tal modo, a importância de localizar o caráter performativo, político e subversivo como conhecimento partilhado desde a experiência e que articula, pois, respostas não apenas a marcadores gendrificados desde a arte, mas também a partir da abjeção. As sensibilidades da corpa travesti são ressaltadas em sua perspectiva poética, estético-transgressora e subversiva, desde o deslocamento da diferença e da experimentação artivista e transpofágica da criatividade.

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Biografia do Autor

Luis Massilon da Silva Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Contemporânea | Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Mestre em Educação Contemporânea | Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Graduado em Psicologia | Universidade de Fortaleza. Professor Substituto Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV).  Integrante d'O IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias - G-Pense!¿ (UPE/CNPq).

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme d'études Approfondies (DEA) em Ciências Sociais - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole d'Architecture de Grenoble (1996), Graduação em Design - Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Associado Ní­vel I do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisador do CEAQ - Centre d'Etude sur l'Actuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí­ do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Lí­der do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-lí­der do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artí­sticas, Cultura Popular, Estética, Sensibilidades, Barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Gênero.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

DA SILVA FILHO, L. M.; CARVALHO, M. de F. Pedagogia da corpa travesti: : performance, política e arte dissidente . Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 29, n. 2, p. 218–242, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.29.2.8068. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/8068. Acesso em: 28 abr. 2024.