Mulheres artistas do surrealismo e contra-imaginário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.8020

Palavras-chave:

Mulheres artistas, Imaginário, Crítica Feminista, Surrealismo

Resumo

O trabalho pretende analisar algumas obras de Leonora Carrington, Remedios Varo e Leonor Fini, artistas vinculadas ao pensamento e/ou movimento surrealista. Observa-se como a poética feminista desenvolvida por elas ao longo da carreira contribuiu para a formação de um “contra-imaginário” transformador, seguindo o termo utilizado por Tânia Navarro-Swain, por sua vez inspirada em Gaston Bachelard, capaz de reformular significados culturais e operar na dissolução de relações de poder desiguais no que concerne questões de gênero e sexualidades. Animadas pelas ideias de um movimento propositivo à ruptura com as normas, elas exploraram e buscaram reformular os significados do feminino na cultura ocidental pelo mergulho em si mesmas, em outras mitologias e naquilo esquecido ou recusado pela racionalidade dominante – alquimia, misticismo, bestiário.  Portanto, o texto visa debater, a partir das ideias e críticas feministas, a contribuição dessas obras para a formulação de um imaginário amigo das mulheres, isto é, filógino, como defende Margareth Rago.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Salvi, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em História na linha de Gênero, Subjetividade e Cultura Material na Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Psicologia e mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco. Participa como pesquisadora no seminário "Connecting Art Histories: Narrating Art and feminisms - Eastern Europe and Latin America", parceria entre a University of Warsay e Getty Foundation. Tem como foco os temas de Gênero e Subjetividade em diálogo com Arte, Psicanálise e História.

Referências

ABERTH, Susan. Leonora Carrington: surrealism, alchemy and art. London: Lund Humphries, 2010.

AINOZA, M.A.P. Remedios Varo: vida y obra de una artista bohemia. In: VIII CONGRESO VIRTUAL SOBRE HISTORIA DE LAS MUJERES, 8., 2016, Jaén. Anais. Jaén: Revista Codice, 2016. Acesso em: < https://www.revistacodice.es/publi_virtuales/viii_congreso_mujeres/comunicaciones/36_peon_ainoza_def.pdf >

APARICIO, P.B. El Cihuacóatl. Su papel y simbolismo en la política mexica. 2017. Dissertação - Universidad Nacional Autónoma De Mexico, México, 2017.

ARTAUD, Antonin. A viagem ao México: mensagens revolucionárias. In: Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 2019.

BRETON, André. Manifesto Surrealista. 1924. Acesso em: https://www.marxists.org/.

CARRINGTON, Leonora. Lá Embaixo. São Paulo: 100/cabeças, 2021.

CAWS, Mary Ann. Seeing the surrealist woman: we are a problem. In: CAWS, Mary Ann; RAABERG, Gwen; KUENZLI, Rudolf (org.). Surrealism and Women. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

CHADWICK, Whitney. Leonora Carrington: Evolution of a Feminist Consciousness. Woman’s Art Journal, v. 7, n. 1, p. 37, 1986.

CHADWICK, Whitney. Farewell to the muse: love, war and the women of surrealism. London: Thames & Hudson, 2017. a.

CHADWICK, Whitney. The militant muse: love, war and the women of surrealism. London: Thames & Hudson, 2017. b.

CHADWICK, Whitney. Women Artists and the Surrealist Movement. London: Thames & Hudson, 2021.

COLVILE, Georgiana. Beauty and/Is the Beast: Animal Symbology in the Work of Leonora Carrington, Remedio Varo, and Leonor Fini. In: CAWS, Mary Ann; RAABERG, Gwen; KUENZLI, Rudolf (org.). Surrealism and Women. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

EMRE, Merve. How Leonora Carrington feminized surrealism. New York: The New Yorker, 2020.

JUNG, C. G. Psicologia e Alquimia. Petrópolis: Vozes, 1990.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. São Paulo: Boitempo, 2016.

KRISHNA, Gopi. O despertar da Kundalini. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1975.

KUENZLI, Rudolf. Surrealism and misoginy. In: CAWS, Mary Ann; RAABERG, Gwen; KUENZLI, Rudolf (org.). Surrealism and Women. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

MAHON, Alyce. La Feminité triomphante: Surrealism, Leonor Fini, and the Sphinx. Dada/Surrealism, v. 19, p. 1–20, 2013.

MORTIMER, Rebecca. Mujeres conciencia (Women’s Awareness): Leonora Carrington’s Agit-prop by Catriona McAra and Jonathan P. Eburne. Manchester University Press, 2019. Acesso em: https://manchesteruniversitypress.co.uk/blog/2019/07/11/mujeres-conciencia-womens-awareness-leonora-carringtons-agit-prop-by-catriona-mcara-and-jonathan-p-eburne/ . Acesso em: 25 jun. 2023.

NAVARRO-SWAIN, Tânia. Você disse imaginário? In: História no plural. Brasília: Editora UnB, 1994.

ORESTEIN, Gloria. Art History and the case for the women of surrealism. The Journal of General Education, v. 27, n. 1, p. 31–54, 1975.

ORESTEIN, Gloria. The chrysopeia of mary the jewess: Leonora Carrington’s surrealist alchemical tractate. CAUDA PAVONIS, New Series. v. 9, n. 2, 2000.

PÁEZ, Adela; GARRITZ, Andoni. Mujeres y química Parte I. De la antigüedad al siglo XVII. Educación Química, v. 24, n. 1, p. 2–7, 2013.

POTTENGER, Dennis. Alchemy, Jung, and Remedios Varo: Cultural Complexes and the Redemptive Power of the Abjected Feminine. London: Routledge, 2021.

RAABERG, Gwen. The problematics of women and surrealism. In: CAWS, Mary Ann; RAABERG, Gwen; KUENZLI, Rudolf (org.). Surrealism and Women. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

RAAY, Stefen Van; MOORHEAD, Joanna; ARCQ, Teresa (ORG.). Surreal friends: Leonora Carrington, Remedios Varo and Kati Horna. London: Lund Humphries, 2010.

RAGO, Margareth. Feminizar é preciso ou por uma cultura filógina. In: As marcas da pantera: percursos de uma historiadora. São Paulo: Intermeios, 2021.

RUBIN, William S. Dada, Surrealism and their heritage. New York: The Museum of Modern Art, 1967.

SANTOS-PHILLIPS, Eva. Questioning and Transgressing in the Representations of Silvina Ocampo and Remedios Varo. Hispanic Journal, v. 25, n. 1/2, p. 155–170, 2004.

TELLES, Norma. “Anjos da anarquia”. Labrys, v. 17, n. junho/julho, 2010.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea de mulheres no Brasil e Argentina. 2013. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2013.

TVARDOVSKAS, Luana. O imaginário habitado: gênero, história e cultura visual. In: SCHIAVINATTO, Iara; MENESES, Patrícia (org.). A imagem como experimento: debates contemporâneos sobre o olhar. Vitória: Editora Milfontes, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

SALVI, A. C. Mulheres artistas do surrealismo e contra-imaginário. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 29, n. 2, p. 369–391, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.29.2.8020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/8020. Acesso em: 28 abr. 2024.