Formação docente, currículo e políticas do conhecimento na UFSB

a Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias na percepção dos/das estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.7987

Palavras-chave:

Ensino, Currículo, Formação de professores

Resumo

O artigo aborda parte dos resultados da pesquisa intitulada “Análise de contextos formativos de professores/as de Artes da educação básica pública de Teixeira de Freitas -BA”, cujo plano de trabalho foi contemplado com cota de bolsa de iniciação científica (UFSB). Parte-se de uma abordagem acerca dos fundamentos da Artes na educação para refletir sobre a formação inicial docente em Artes a partir da experiência curricular da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias (doravante, LI-Artes), ofertada pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no campusPaulo Freire. A interdisciplinaridade desse itinerário formativo, bem como o seu caráter interepistêmico, apontam para uma possível proposta contra-hegemônica de prática docente em diálogo com saberes não-canônicos em Artes. Assim, analisa-se as percepções de um grupo de estudantes matriculados/as na LI-Artes acerca do Projeto Pedagógico do Curso (2018), suas lacunas, excessos, desafios e perspectivas no preparo e na atuação de Artes/educadores. Para tanto, toma-se o conceito de “política do conhecimento” para pensar a matriz curricular da formação de futuros/as professores e professoras de Artes, tendo como foco a experiência dos/das estudantes do referido curso.

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Biografia do Autor

Gessé Almeida Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor e mestre em Artes Cênicas. Licenciado em Teatro. Professor Adjunto no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB.

Miqueias Silva Queiroz, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestrando em Estado e Sociedade (PPGES-UFSB). Licenciado em Artes e Suas Tecnologias - UFSB. Dedica-se aos estudos das Artes Sonoras e Audiovisuais com ênfase nas áreas de Educação Artística e Musical.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

ALMEIDA ARAÚJO, G.; SILVA QUEIROZ, M. Formação docente, currículo e políticas do conhecimento na UFSB: a Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias na percepção dos/das estudantes. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 29, n. 2, p. 523–545, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.29.2.7987. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/7987. Acesso em: 28 abr. 2024.