Normas Editoriais

Autores

  • Revista de Pesquisa em Artes UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus de Curitiba II FAP - Faculdade de Artes do Paraná

Resumo

OBJETIVOS E POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Cientí­fica de Artes/FAP é uma publicação periódica de Artes do Campus Curitiba II Faculdade de Artes do Paraná – FAP/UNESPAR.

A revista tem por objetivo publicar e divulgar artigos na área de Artes, incluí­das as subáreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando assim o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições universitárias do paí­s. Além da seção de artigos cientí­ficos, a partir de2014 apublicação passou por alterações no seu perfil contando com a colaboração de editores convidados. O objetivo de tal mudança foi de redimensionar o formato da revista e oferecer aos interessados em publicar e leitores outras opções. Foram implementadas a seção "Destaques" que publica textos acadêmicos versando sobre Artes e suas Interfaces com obrigatório rigor acadêmico podendo ser uma visão independente do autor. Nesta seção serão considerados, inclusive em lí­ngua estrangeira, reflexões livres, relatos de experiência, e a outra seção reservada para publicação de entrevistas, resenhas, traduções, depoimentos sobre processo criativo, memorial artí­stico-reflexivo, resultados de pesquisa prática.

A revista está indexada no sistema de dados Latindex (internacional) e na plataforma digital Sumários (nacional), a Revista Cientí­fica/FAP está disponí­vel nas versões impressa (ISSN 1679-4915) até o ano de 2010 (número 5, de Jan. a Jun.) e on-line (ISSN 1980-5071).

Todos os artigos publicados na revista passam pela avaliação Ad-hoc de especialistas.

NORMAS EDITORIAIS

A Revista Cientí­fica de Artes/FAP recebe artigos para dois volumes ao ano conforme temática estabelecida pelos editores convidados de cada número (verifique detalhes abaixo). A publicação tem por objetivo divulgar artigos universitários de Mestres e Doutores na área de Artes, ou seja, suas subáreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando assim o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de ensino do paí­s. Indexada nos sistemas de dados Qualis, Latindex e Sumários, a Revista Cientí­fica / FAP está disponí­vel na versão on-line (ISSN 1980-5071).

  1. Serão aceitos originais inéditos para serem submetidos à aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

  1. Os originais serão publicados na lí­ngua portuguesa, na lí­ngua espanhola e na inglesa.


  1. A redação se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.

  1. Os artigos publicados na Revista Cientí­fica de Artes/FAP podem ser impressos, total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da revista e do respectivo autor, e seja consignada a fonte de publicação original.

  1. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações ou sua tradução para outros idiomas sem a autorização da Comissão Editorial.

  1. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

  1. A revista aceita colaborações de diversos formatos:

  1. Artigos: compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluí­das, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.

  1. Resenhas: compreende análises crí­ticas de livros e de periódicos recentemente publicados, como também de dissertações e teses.

  1. Memorial artí­stico-reflexivo: compreende um memorial de performance onde constam informações sobre o conceito da obra e uma descrição detalhada do trabalho de produção artí­stica.

  1. Tradução: compreende a tradução de textos de estudos artí­sticos em lí­ngua estrangeira moderna para seu correlato em lí­ngua vernácula brasileira.

  1. Entrevista: compreende o relato de artistas ou pesquisadores de arte que tenham sido interrogados sobre um objeto de estudo especí­fico.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Formatos: as contribuições devem ser enviadas exclusivamente para um dos e-mails disponibilizados pelos editores convidados da edição, Em arquivo anexo, formato Word com extensões "doc" e "docx". Só serão aceitos trabalhos enviados com a devida revisão ortográfica e sintática. Deverão ser enviadas duas versões do artigo, um sem qualquer identificação de autoria e outro contendo os seguintes dados: a identificação do trabalho e do autor; filiação e titulação acadêmica; funções que autor exerce; endereço postal e eletrônico, telefone(s) para eventual contato. Os artigos podem ser escritos na lí­ngua portuguesa, na inglesa e na espanhola. Não serão aceitos artigos de Mestrandos, mesmo que tenham sido escritos em co-autoria com seus orientadores.

Obs.: Não deve haver nenhum tipo de identificação do autor no arquivo que contém o artigo para garantir a avaliação por pares cega.

Formatação: os textos podem ser digitados no arquivo disponibilizado, já configurado para a formatação da publicação.

Os trabalhos devem ser digitados em Word e ter o seguinte formato: fonte Calibri em tamanho 11 e notas de rodapé em tamanho 09; espaço entrelinhas 1,5 e parágrafos sem recuo; espaço duplo entre partes do texto; páginas configuradas no formato 21,10x28,10 cm , com numeração. Os trabalhos, configurados no formato descrito, devem ter entre 12 e 15 páginas.

A organização interna dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência: TÍTULO (centralizado, em negrito); dois espaços abaixo nome do(s) autor(es) à direita da folha (no caso da versão em que constará informação de autoria) com o primeiro número para a nota de rodapé que aponte a titulação, a vinculação a uma instituição, informações breves e pertinentes aos interesses de pesquisa; RESUMO (com um máximo de 80 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras), escritos no idioma do artigo; ABSTRACT (com um máximo de 80 palavras) e KEYWORDS (até 5 palavras); corpo do texto do Resumo e do Abstractem fonte Calibri, tamanho 09, com recuo de parágrafo de3 cm; REFERÊNCIAS no final do artigo (apenas trabalhos citados no texto).

Para maiores detalhes e/ou sanar dúvidas quanto às normas para apresentação de documentos cientí­ficos a serem enviados para possí­vel publicação na revista, o seguinte manual, cujo teor guia esta publicação, deve ser consultado: DO PARANÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL. "Normas para apresentação de documentos cientí­ficos: periódicos e artigos de periódicos. n. 6." Curitiba: Editora UFPR (2000).

A coleção dos cadernos de normas para apresentação de documentos cientí­ficos está disponí­vel na Biblioteca Octacilio de Souza Braga (BOSB) do campus de Curitiba 2 da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Notas de rodapé: as notas devem ser reduzidas ao mí­nimo e o autor deve utilizar os recursos do Word: em corpo 09, notas automáticas, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

Citações dentro do texto: nas citações de até três linhas feitas dentro do texto, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por ví­rgula da data da publicação. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por ví­rgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p. 100). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "como Silva (2000, p. 100) assinala..." . As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a, p. 25). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e ví­rgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000, p. 17); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000, p. 155). As citações com mais de cinco linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, em tamanho 09, espaço simples e com recuo de parágrafo de3 cm.

Link para exemplos: <http://www.portal.ufpr.br/tutoriais_normaliza/citacao_exemplo.pdf>

Referências: as referências devem conter o mí­nimo de informação para que o material utilizado como embasamento da pesquisa seja identificado por quem ler o artigo no site de periódicos da UNESPAR. As informações a serem incluí­das em cada referência variam de acordo com o tipo de documento/mí­dia no qual o material foi consultado.

Ilustrações: as imagens devem ser enviadasem formato JPEG diagramadas no arquivo do texto e enviadas em arquivos separados, como anexo do e-mail. Tabelas, gráficos, desenhos, quadros e demais imagens só serão impressos em P&B. Cada arquivo de imagem deve ter 300 dpi.

Obs.: Sugere-se, para artigos resultantes de pesquisas que tenham sido aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, que esta informação seja indicada em nota de rodapé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Revista de Pesquisa em Artes, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus de Curitiba II FAP - Faculdade de Artes do Paraná

A Revista Cientí­fica/FAP é uma publicação semestral da Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Publicado

2015-08-30

Como Citar

DE PESQUISA EM ARTES, R. Normas Editoriais. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 10, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/726. Acesso em: 29 mar. 2024.