Criança que dança Haiti:

A experiência tem voz e escuta

Autores

  • Patrícia Machado UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6941

Palavras-chave:

criação, aprendizagem, corpo, dança, performance

Resumo

Este relato de experiência tem a proposta de compartilhar as estratégias de criação-aprendizagem desenvolvidas ao longo de 9 anos de realização da performance Visita Guiada, contextualizando seus processos de desenvolvimento com pessoas em situação de vulnerabilidade em Porto Príncipe, no Haiti. Tensiona os eixos processo criativo, alteridade e aprendizagem ao apropriar-se da noção de vontade performativa, proposta por Eleonora Fabião, dos conceitos de afeto, na abordagem de Gilles Deleuze e Felix Guattari, e de alteridade, em diálogo com Christine Grainer, tecendo possíveis fricções com a interdependência dos processos de criação e aprendizagem. A experiência de investigação de estratégias de mediação da performance Visita Guiada possibilitou o desenvolvimento de um procedimento de evocação de memórias e invenção de realidades, no contexto das subjetividades do encontro do(a) artista/pessoa consigo mesmo(a) e com o ambiente, denominado de escuta performativa de si. A sistematização do procedimento permitiu o reconhecimento de pistas provocativas de estados de corpo que emergem do fazer da performance e consideram a centralidade da escuta das pessoas e dos contextos, em suas diferenças, em interdependência com o entendimento de criação como potência de aprendizagem dos corpos em mediação educacional performativa.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

MACHADO, P. Criança que dança Haiti: : A experiência tem voz e escuta. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 27, n. 2, p. 227–247, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.27.2.6941. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6941. Acesso em: 29 mar. 2024.