A estruturação da cultura acional brasileira sob o olhar da formação do Balé no Brasil e as relações com os conceitos de modernidade líquida e lógicas organizacionais

Autores

  • Antero da Cunha e Silva Filho Unespar -

Palavras-chave:

Nacionalismo, Balé brasileiro, Modernidade líquida, Lógicas, Estruturas

Resumo

Esta pesquisa científica aborda a estruturação da cultura nacional brasileira, assim como a formação do balé em nosso país. O problema de pesquisa consiste em como a formação da cultura nacional brasileira e a identidade nacional refletem no desenvolvimento do balé no Brasil no início do século XX. O presente artigo retrata as relações estabelecidas entre a concepção da identidade nacional e suas influências na formação do balé brasileiro, comparando a velocidade em que ocorriam as mudanças factuais no início do século XX e as diferenças entre a velocidade destas mudanças na modernidade, pautadas pelo conceito de modernidade líquida segundo Bauman (2001), junto com as relações que se construíram por meio das lógicas organizacionais elaboradas por Bunge (2003). A metodologia se estrutura por meio de pesquisa bibliográfica com a qual foi possível associar as teorias de diversos autores, obtendo uma compreensão mais profunda da construção cultural e seus reflexos no balé do Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Emília Português: novas palavras: literatura, gramática, redação. São Paulo:

FTD, 2000

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2001.

BUNGE, Mario. Emergence and convergence: qualitative novelty and the unity of knowledge. Toronto Studies in Philosophy: University of Toronto Press Incorporated, 2003.

CAMINADA, E. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

CAMPOS, Maria Tereza Arruda. et al. Português – Vozes do Mundo 2: literatura, língua e produção de texto. São Paulo: Saraiva, 2013.

CASA DO ESTUDO, Johann Gottfried von Herder: Biografia e pensamento do filósofo, 2022 Disponível em: <https://casadoestudo.com/johann-gottfried-herder/ Acesso em: 01 nov 2022.

ENCYCLOPAEDIA BRITTANICA, INC. Race, 2022 Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/race-human> Acesso em 02 de nov 2022, tradução minha

FARO, Antonio José. Pequena história da dança. 6a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2004.

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro. v. 1, n. 1. p. 5-27, 1988.

LOPOKOVA, L. Complete Book of Ballets. Porto Alegre: Globo S.A., 1953.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 4a ed. São Paulo: Brasiliense,

PEREIRA, Roberto. A formação do balé brasileiro: nacionalismo e estilização. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

SUCENA, E. A dança teatral no Brasil Rio de Janeiro. Ministério da Cultura: Fundação Nacional de Artes Cênicas, 1989.

Recebido em 30/07/2022 Aceito em 27/10/2022.

Downloads

Publicado

2022-12-16