Teatro de Bonecos e Acessibilidade nas aulas de Arte

Autores

  • Jailson Araujo Carvalho Universidade de Brasília / Secretaria de Educação

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6924

Palavras-chave:

Acessibilidade, Teatro de Bonecos, Pedagogia do Teatro, Pessoa com Deficiência

Resumo

Refletir sobre a acessibilidade na educação básica exige a atenção de toda a comunidade escolar. A oferta, acessível, do conhecimento é um direito de todos. Porém, não são todas as pessoas com deficiência que conseguem acesso a experiencias educativas com significação. Este texto apresenta reflexões sobre a acessibilidade nas aulas de Arte para estudantes com deficiência a partir da utilização do Teatro de Bonecos com possibilidade metodológica. Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Arte e Educação Contemporânea da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo da pesquisa foi analisar a utilização do Teatro de Bonecos para a acessibilidade do ensino das Artes para pessoas com deficiência no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram refletir sobre a acessibilidade na escola e analisar a acessibilidade dentro do ensino da Arte com a utilização do teatro de bonecos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa e analise bibliográfica de artigos, dissertações e teses. O desenvolvimento aconteceu no Centro de Ensino Fundamental 101 do Recanto das Emas/DF, com estudante do 6º ano 9º que apresentavam alguma deficiência. Observamos como resultados que a utilização do Teatro de Bonecos possibilitou aos estudantes com deficiência um maior envolvimento durante as aulas de Arte.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

ARAUJO CARVALHO, J. Teatro de Bonecos e Acessibilidade nas aulas de Arte. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 27, n. 2, p. 209–226, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.27.2.6924. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6924. Acesso em: 27 abr. 2024.