POR UMA DANÇA VOLITIVA NA ESCOLA

ENTREVISTA COM A ARTISTA-DOCENTE ISABEL MARQUES

Autores

  • Juliana Alves
  • Andréa Sério

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6905

Palavras-chave:

entrevista

Resumo

O presente texto apresenta um diálogo (in)formal, movente e extremamente prazeroso com a artista-docente Isabel Marques, sobre perspectivas de criação-ensino-aprendizagem da Dança no ambiente escolar durante a infância.  A entrevista, conduzida pela pesquisadora Juliana Alves, foi realizada em formato online durante a série de lives “Diálogos em Movimento”, produzida pela Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), em 30 de outubro de 2021. O diálogo original foi transcrito e é aqui apresentado de modo a enfatizar a multiplicidade de contextos, desafios e perspectivas da Dança no ambiente escolar, a partir da experiência da entrevistada, que é uma das mais importantes colaboradoras para o atual estado de reconhecimento da Dança como linguagem artística na escola, bem como para o engajamento da prática desta Arte como ação educativa emancipatória na escola pública brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alves

Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PPGArtes/Unespar, na linha de pesquisa: Experiências e Mediações Educacionais em Artes, Grupo de Pesquisa em Dança/Unespar.

Andréa Sério

Professora Adjunta dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura da Unespar, campus de Curitiba II/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PPGArtes e do Progarma de Pós-Graduação em Rede Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, Grupo de Pesquisa em Dança e Grupo de Pesquisa em Práticas Educacionais Inclusivas/Unespar.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

ALVES, J. .; SÉRIO, A. POR UMA DANÇA VOLITIVA NA ESCOLA: ENTREVISTA COM A ARTISTA-DOCENTE ISABEL MARQUES. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 26, n. 1, p. 286–299, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.26.1.6905. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6905. Acesso em: 20 abr. 2024.