OS ARQUÉTIPOS DO IMAGINÁRIO FEMININO NOS TRABALHOS DE REMEDIOS VARO E LOUISE BOURGEOIS

Autores

  • Isabela Picheth De Marco

Palavras-chave:

Mulheres, Arquétipos, Imaginário, Inconsciente Coletivo

Resumo

O presente artigo, tem o intuito de estabelecer uma possível relação entre a produção teórica do psicanalista Carl G. Jung, a respeito das imagens produzidas pelos arquétipos e o inconsciente coletivo, em contrapartida as imagens construídas nas produções das artistas Remedios Varo e Louise Bourgeois. A escrita foi desenvolvida tendo como base referências culturais, sociais e teóricas da sociedade ocidental, demonstrado atravessamentos entre os conceitos de Inconsciente Coletivo, Arquétipos e Imaginário Coletivo e a produção das artistas, considerando a construção da relação conceitual que o pesquisador e teórico Jung traça acerca dos arquétipos como estruturas responsáveis pela produção de mitos, religiões e filosofias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Picheth De Marco

 Artista visual e mestranda em artes pela UNESPAR (FAP) e graduada em Bacharelado em Superior de Pintura pela UNESPAR (EMBAP), tem pesquisa e produção poética voltada para corpo, imaginário e gênero. Escultora, que frequenta há 4 anos o atelier de escultura da Fundação Cultural sob orientação do artista Elvo Benito Damo. É membro do grupo e coletivo de artistas visuais EM-CADEIA

Referências

A BÍBLIA. A Canção de Maria. 1:46-55. FA Editoração Eletrônica. 2008. Novo Testamento.

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, São Paulo. Papirus, 1993.

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Editora Pensamento, 2013.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

FERREIRA, Raquel S. F. T. da Silva. O trabalho autobiográfico de Louise Bourgeois e o discurso autobiográfico filosófico. Lisboa: FCSH, 2014.

JUNG, Carl G. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2016.

JUNG, Carl G. Os Arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

LOUSA, Teresa e MIKOSZ, José Eliézer. Imagens Do Exílio: A Pintura Esotérica de Remedios Varo. Anais do 29° Encontro da ANPAP – Dispersões. Goiânia, 2020. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2020/pdf/Teresa_Lousa_e_Jose_Eliezer_Mikosz_ANPAP_2020_ArtigoFinal-167.pdf - Acessado em 17/11/2021.

MIKOSZ, José Eliézer. A Arte Visionária e a Ayahuasca: Representações Visuais de Espirais e Vórtices Inspiradas nos Estados Não Ordinários de Consciência (ENOC). Florianópolis: UFSC, 2009.

NEUMANN, Erich. A Grande Mãe Um estudo fenomenológico da constituição feminina do inconsciente. São Paulo: Editora Cultrix, 1999.

SICUTERI, Roberto. Lilith a Lua Negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Downloads

Publicado

2022-07-20