A LINEARIZAÇÃO DA LINHA

DESDOBRAMENTOS DA PERSPECTIVA LINEAR DA MODERNIDADE OCIDENTAL NO ENTENDIMENTO DE CORPO EM DANÇA

Autores

  • Mariah Sumikawa Spagnolo
  • Rosemeri Rocha da Silva

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6899

Palavras-chave:

corpo, dança, linha, modernidade

Resumo

Tendo como ponto de partida o conceito de malha proposto por Ingold (2015), entende-se que as linhas não são sinônimo de retidão, mas foram linearizadas a partir do fortalecimento da ordem social da modernidade na concepção da perspectiva linear, que estruturou uma forma de entender e produzir conhecimento enquanto algo independente do sujeito e seu contexto. O grande problema da modernidade é a influência da revolução cartesiana no pensamento da corporalidade (NAJMANOVICH, 2001). A linearização promove o dualismo insistente corpo-mente que se revela nas dramaturgias das danças, não só pela separação entre as instâncias coreográficas e dramatúrgicas, mas também na cisão entre a materialidade do corpo e sua expressividade na abordagem romântico/modernista (HERCOLES, 2018). Pretende-se demonstrar os apectos que fundam a lógica linear e refletir sobre um caminho possível de mobilização deste modo de operação através da noção de corpo propositor (SILVA, 2013) e do entendimento de dança como proposição de enunciados performativos (SETENTA, 2008). 

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Biografia do Autor

Mariah Sumikawa Spagnolo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes da UNESPAR, Especialista em Antropologia cultural pela PUCPR, Bacharel e Licenciada em Dança pela UNESPAR. Integrante do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR/FAP.  

Rosemeri Rocha da Silva

Doutora e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Docente do colegiado do curso de Licenciatura e Bacharelado em Dança desde 1996 da Universidade Estadual do Paraná/FAP, atualmente diretora do Centro de artes. Faz parte do colegiado do Mestrado Profissional em Artes. Coordena o Grupo artístico e Projeto de Extensão: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR. 

Referências

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

SUMIKAWA SPAGNOLO, M.; ROCHA DA SILVA, R. A LINEARIZAÇÃO DA LINHA: DESDOBRAMENTOS DA PERSPECTIVA LINEAR DA MODERNIDADE OCIDENTAL NO ENTENDIMENTO DE CORPO EM DANÇA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 26, n. 1, p. 72–84, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.26.1.6899. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6899. Acesso em: 19 abr. 2024.