ELEMENTOS DO CONHECIMENTO NÃO VERBAL

E O PAPEL DA ESCOLA EM SEU APRENDIZADO

Autores

  • Iveraldo Machado Júnior
  • Marcos Henrique Camargo
  • Pedro Lacerda Neto

Palavras-chave:

linguagem, conhecimento, educação.

Resumo

Este artigo contesta a antiga crença de que só é possível pensar por meio de palavras, empregando informações provenientes das neurociências, para demonstrar que o conhecimento humano não depende unicamente da linguagem verbal, sendo construído a partir das percepções, sensações, como também por meio de linguagens não verbais, como as relacionadas à imagem, som, movimento e tatilidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iveraldo Machado Júnior

Bacharel em Cinema e Audiovisual, pela UNESPAR. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes (UNESPAR). Produtor, diretor, editor de audiovisual e arte-educador. Intercambista acadêmico em Portugal (Universidade do Minho), onde desenvolveu o documentário Biston Betularia (2015). Co-diretor do curta-metragem Tu sais, David (2015) para o Fast Forward - Portugal. Vencedor do Prêmio de Contribuição Cultural da Câmara de Vereadores da cidade de Braga.

Marcos Henrique Camargo

Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP, 2003). Doutor em Artes Visuais (IAR-UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor de Graduação em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (Campus de Curitiba II – UNESPAR, desde 2006). Professor de Pós-graduação strictu sensu do Mestrado Profissional em Artes (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2018).

Pedro Lacerda Neto

Bacharel em Cinema e vídeo pela UNESPAR (2018), com formação pedagógica em Artes Visuais pela UNIASSELVI (2021), técnico em Comunicação pela SOCIOSESC (2001).

Referências

CHEMERO, Anthony. Radical embodied cognitive science. London: Bradford Books, 2009.

CLAXTON, Guy. Intelligence in the flesh: why your mind needs your body much more than it thinks. Londres: Yale University Press, 2015.

EAGLEMAN, Daniel. Incognito. The secret lives of the brain. New York: Vintage Books, 2011.

FLUSSER, Vilém. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: É Realizações, 2019.

LOBEL, Thalma. Sensation: the new science of phisical intelligence. New York: Atria books, 2014.

NORRETRANDERS, Tor. The user illusion: cutting consciousness down to size. New York: Penguin Books, 1999.

TOMASELLO, Michael. A natural history of human thinking. London: Harvard University Press, 2014.

Downloads

Publicado

2022-07-20