ARTE É UM CONHECIMENTO?

SOBRE ANTIQUADAS DEFINIÇÕES DO SABER

Autores

  • Marcos Henrique Camargo
  • Salete M. Sirino
  • Solange S. Stecz

Palavras-chave:

conhecimento, cognição, pensamento

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir um tema ainda presente na academia, acerca do status de conhecimento que é possível atribuir à arte, segundo definições clássicas sobre a natureza do saber humano. Para abordar essa insistente discussão foram revisitadas antigas disputas acerca do ser e da verdade, sobre os quais os antigos dizem se assentar o conhecimento humano, que por sua vez ganha existência objetiva na linguagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Henrique Camargo

Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP, 2003). Doutor em Artes Visuais (IAR-UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor de Graduação em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (Campus de Curitiba II – UNESPAR, desde 2006). Professor de Pós-graduação strictu sensu do Mestrado Profissional em Artes (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2018). 

Salete M. Sirino

Doutora em Letras (UNIOESTE). Professora do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Artes (UNESPAR). Diretora do Centro de Artes (2014-2016; 2016-2018) e Diretora do Campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (2019-2020), Reitora da Universidade Estadual do Paraná (2021-2024).

Solange S. Stecz

Doutora em Educação pela UFSCAR. Professora do  programa de Pós Graduação em Artes PPGARTES  e do Curso de Cinema e Audiovisual da  Universidade Estadual do Paraná.  Coordenadora do PPGARTES e do  Laboratório de Cinema e Educação LabEducine/Unespar. Membro do Grupo de Pesquisa Cinema & Educação/ Unespar/ Campus II/FAP. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO-MOWBRASIL. Integra o Comitê de Assessores de Área (CAA) 2020-2024 da Fundação Araucária. Membro do Conselho Estadual de Cultura, representando as Universidades Estaduais (segmento governamental). Integra o GT Arte Cultura e Cidadania, do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais. Foi assessora de Comunicação Social, diretora de Cultura da UNESPAR e  diretora da Cinemateca de Curitiba. É secretária nacional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.

Downloads

Publicado

2022-07-20