O cultivo de si

um entendimento de como a proposta da meditação budista dialoga com o yoga indiano na preparação de artistas da cena e do corpo

Autores

  • Alexandra Lara Reis Guimaraes UFSJ
  • Adilson Siqueira Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Yoga, Teatro, Dança, Treinamento

Resumo

Esse é um artigo que vai buscar uma reflexão sobre as práticas meditativas associadas ao tema da preparação de atores/dançarinos doravante denominados artistas da cena e do corpo.  Buscamos fazer aqui um diálogo com o centro da pesquisa de mestrado que desenvolvemos recentemente, cuja dissertação tem como título: O trabalho da atriz-dançarina sobre si mesma: o Shivam Yoga como proposta de treinamento,   no Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UFSJ. As linhas que se seguem estão ancoradas nos textos de Cassiano Quilici, O Conceito de “Cultivo de Si” e os Processos de Formação do Ator/Performer. Nestes escritos, Quilici traz questões que dizem respeito ao treinamento e a formação do artista da cena, tendo um olhar mais aguçado para questões internas, como por exemplo a meditação, o autoconhecimento e a auto percepção de si, entre outras. Buscamos também estabelecer um diálogo com pensadores e diretores da arte teatral contemporânea ocidental como Stanislavski, Grotowski e Barba, e oriental como é o caso do ator japonês Yoshi Oida. O interesse por esse tema, e pelo estabelecimento de ações entre os autores supra mencionados se dá a partir da referida pesquisa de mestrado que utiliza as práticas de yoga e meditação no treinamento diário do artista da cena por julgarmos que tal junção é bastante pertinente e frutífera e totalmente possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Arnaldo; Autoconhecimento e Despertar da Consciência. São Paulo: Casa

Editorial Lemos, 2007.

BARBA, Eugênio; Além das Ilhas Flutuantes. Campinas-SP: Unicamp,1991.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

GUIMARAES, Alexsandra Lara Reis; O trabalho da atriz-dançarina sobre si mesma: o Shivam-yoga como proposta de treinamento. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós -Graduação em Artes Cênicas, UFSJ, São João del-Rei, Minas Gerais, 2022.

OIDA, Yoshi, MARSHALL, Lorna; O Ator Invisível. São Paulo: Beca, 2001.

QUILICI, Cassiano; O Conceito de “Cultivo de Si” e os Processos de Formação do Ator/Performer. Anais ABRACE ISSN 2176-9516, v.12, n.1 (2011). Disponível em: O Conceito de “Cultivo de Si” e os Processos de Formação e Criação do Ator/Performer | Quilici | Anais ABRACE (unicamp.br) > Acesso em 12/03/2021.

RAMOS, Luiz Fernando; O Indizível e as Obras Imaginárias de Klein e Craig. O Conceito da Pesquisa na Pesquisa em Artes, v.1n1 2014. Disponível em: Art Research Journal:

Revista de Pesquisa em Artes (ufrn.br). Acesso em 10/02/2021

VIEIRA, Alba Pedreira. “E a arte com isso?”... poéticas ecossomáticas em

videoperformance”. In: Ciane Fernandes, Ivani Santana, Leonardo Sebiane

(organizadores).SOMÁTICA, PERFORMANCE E NOVAS MÍDIAS, Salvador: Editora Ufba, 2022.

QUILICI, Cassiano; Encontro aberto “Contemplação da Impermanência no Corpo – diálogos entre artes performativas e budismo”. Quando todas as folhas caem. Palestra proferida no Seminário de Dança no dia 02/04/2021. Disponível em: portalmud.com.br > Acesso 02/04/2021.

Downloads

Publicado

2022-12-16