Teatro Performativo:

da cena com pessoas afásicas à cena contemporânea

Autores

  • Juliana Pablos Calligaris Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas IA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6847

Palavras-chave:

Teatro, Performance, Multimodalidade, Afasia

Resumo

Este artigo reflete sobre o ato teatral performativo e a coocorrência de semioses verbais e não verbais em contextos de afasia. Meu enfoque recai na reconstituição de semioses multimodais pela afásica, não na ausência da afasia, mas na presença da afasia. A partir daí, investiguei a noção de densidade modal das semioses que se interconectam, visando salientar que elas são: distintas; que sua relevância na construção do sentido depende do recurso multimodal, da capacidade oral e motora da afásica, de recursos mais convocados e recorrentes na cena, do contexto de produção do sentido.

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Referências

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

PABLOS CALLIGARIS, J. Teatro Performativo:: da cena com pessoas afásicas à cena contemporânea. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 27, n. 2, p. 140–163, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.27.2.6847. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6847. Acesso em: 20 abr. 2024.