APROPRIAÇÕES DE SUBGÊNEROS DO HORROR NO CINEMA NEGRO NORTE-AMERICANO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Waldir Alves da Silva Segundo

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.4281

Resumo

O cinema de horror americano sempre foi centrado na branquitude e nas questões e medos da classe média americana. Numa oposição crí­tica a essa invisibilidade compulsória, alguns artistas negros se apropriam do gênero para contar as suas histórias e os medos dos afro americanos, utilizando-se de linguagens de subgêneros de horror como o body horror e o slasher, antes exclusivos ao cinema e espectador brancos, agora orientandos para uma espectatorialidade negra. O artigo visa investigar, focando na análise do horror corporal no filme Contos macabros (Tales from the hood, Rusty Cundieff, 1995), os novos olhares que surgem em resposta a anos de apagamento e, que de maneira astuta, ressignificam as linguagens desses subgêneros em novos produtos audiovisuais: filmes e séries de TV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

SEGUNDO, Waldir Alves da Silva. APROPRIAÇÕES DE SUBGÊNEROS DO HORROR NO CINEMA NEGRO NORTE-AMERICANO CONTEMPORÂNEO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 24, n. 1, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2021.24.1.4281. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4281. Acesso em: 26 dez. 2024.