O MARKETING GLOBAL DO CINEMA EM PERSPECTIVA COMPACTUADA: AS SUPERPRODUÇOES HOLLYWOODIANAS E AS PRODUÇÕES ESTRANGEIRAS

Autores

  • Jonas Abreu Faculdade Anhanguera Educacional

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.3928

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar o papel das superproduções hollywoodianas como protagonista do cinema transnacional e investigar como algumas produções estrangeiras carregadas de representações simbólicas regionais foram introduzidas neste circuito com o propósito de revitalizar certas formas locais de tradição e cultura. A metodologia empregada para extrair os resultados foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu investigar alguns marcos históricos e antropológicos em meio às investigações de caráter mercadológico. O estudo foi fundamentado em fontes secundárias, explorando pesquisadores nas áreas de Sociologia, Antropologia, Marketing e Cinema. A pesquisa abrangeu a leitura, fichamento, análise e interpretação de livros, periódicos e websites, com o objetivo de conhecer as diferentes contribuições teóricas e cientí­ficas disponí­veis sobre a montagem do ecossistema do cinema internacional. O estudo confirmou a hipótese de que em meio a um mercado homogeneizado, as estratégias de marketing se moviam globalmente para configurar um sistema narrativo de pragmatismo simbólico das superproduções que convivia com as montagens estrangeiras, desde que os produtos tivessem apelo universal. Os resultados da pesquisa revelaram estratégias conflitantes e cooperativas, em busca de inserção no mercado internacional.

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Biografia do Autor

Jonas Abreu, Faculdade Anhanguera Educacional

Mestrado em Bens Culturais e Projetos sociais (FGV), especialização em marketing (UCAM).

Professor de Marketing e Administração da Faculdade Anhanguera RJ

Coordenador técnico da Faetec Ipanema - Rio de Janeiro. Pesquisador de cultura, mí­dias, mercado e cidades. Autor de livros de marketing e gestão (Amazon).

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

ABREU, J. O MARKETING GLOBAL DO CINEMA EM PERSPECTIVA COMPACTUADA: AS SUPERPRODUÇOES HOLLYWOODIANAS E AS PRODUÇÕES ESTRANGEIRAS. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 24, n. 1, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.24.1.3928. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3928. Acesso em: 20 abr. 2024.