PERFORMANCE E PROCESSO RITUAL: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO URBANA FEITA COM DANÇA

Autores

  • José Jayme da Silva Marques PPGPC - UFG IFTO - Campus Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.3920

Resumo

Este artigo surge de uma pesquisa investigativa sobre performance e processo ritual em uma prática artí­stica de intervenção urbana feita com dança vivenciada pelo autor. No intuito de revisitar, identificar e aprofundar reflexões sobre essas intervenções urbanas feitas com dança frutos de uma residência artí­stica chamada "Nômades EmDerivação" que aconteceu em Goiânia-GO em 2016, associamos nesta pesquisa teorias que dialogam com tal proposta performativa. Neste artigo aprofundamos as reflexões sobre a ação artí­stica realizada através da dança em espaços urbanos com a ajuda do antropólogo teatral Richard Schechner e os seus estudos da performance e do antropólogo social Victor Turner com a sua teoria do processo ritual. Inicialmente realiza-se considerações sobre o desenvolvimento das ações artí­sticas, as intervenções urbanas feitas com dança, e logo após algumas pontuações sobre as teorias utilizadas e suas relações com a performance artí­sticajá citada gerando reflexões e fomentando o debate sobre o assunto no campo das artes da cena, que são executadas em espaços não tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jayme da Silva Marques, PPGPC - UFG IFTO - Campus Gurupi

Paulistano, é Técnico em Telecomunicações, Licenciado em Dança pela Faculdade pela Universidade Federal de Goiás-UFG (2016), é Especialista em Educação e Patrimônio Artí­stico e Cultural pela Universidade de Brasí­lia-UNB (2018), mesmo ano que inicia o Mestrado no Programa Pós-Graduação em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (2020). Iniciou sua carreira artí­stica na dança no corpo de baile do Studium Carla Petroni e do Espaço Dania Amaral em Ribeirão Preto-SP. Mudou-se pra Goiânia onde atuou como professor e preparador corporal em caráter de contrato temporário, nos grupos de produção em artes cênicas no Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esporte de Goiás. Foi produtor, preparador corporal e atuou como bailarino na Cia de Teatro Sala 3. Participou de projetos culturais voltados para estética da dança contemporânea, atuando como produtor, interprete e colaborador no Nômades Grupo de Dança de 2012-2019. Produziu o evento internacional Dança em Redes - Encontro Internacional de Dança (2016 e 2018), evento goiano bienal que conecta redes de dança espalhadas pelo mundo. De 2019 a 2021, atua como professor substituto EBTT no IFTO ? Campus Gurupi, ministrando aulas nos Curso de Licenciatura em Artes Cênicas e Teatro e na Pós Graduação em Arte-Educação. Suas pesquisas são voltadas para área de artes, dança, composições, dramaturgia, intervenções urbanas, ví­deodança e performances.

Referências

REFERÊNCIAS:

JACQUES, Paola Berenstein. Apologia da deriva. Casa da Palavra, 2003.

SCHECHNER, Richard. 2006. "O que é performance?", em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.

SCHECHNER, Richard. Performance theory. Routledge, 2003.

TURNER, Victor. O processo ritual. Petrópolis. Vozes, 1974.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

MARQUES, J. J. da S. PERFORMANCE E PROCESSO RITUAL: REFLEXÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO URBANA FEITA COM DANÇA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 24, n. 1, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.24.1.3920. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3920. Acesso em: 19 abr. 2024.