ART OF GAMING: GESTUALIDADES FOTOGRÁFICAS EM JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Julieth Corrêa Paula Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam este artigo orientam três das dimensões da Art of gaming: a fotografia, o videogame e o jogador tendo em vista os principais aspectos técnicos, estéticos, materiais e imateriais da imagem digital contemporânea. Atravessado pela noção de gestualidades fotográficas, este texto articula conceitos que transitam entre o mundo dos games e o mundo da fotografia. No âmbito geral deste trabalho, buscamos compreender as processualidades da Art of gaming a partir das condições de experiências, de jogabilidades e de imagens que envolvem os diferentes gestos de fotografar no universo dos jogos digitais. Para dar sentido a essas impressões iniciais, observamos, brevemente, uma série de fotografias produzidas por artistas, fotógrafos e jogadores no contexto fictí­cio do jogo GTA V (Grand Theft Auto V). Com base nessas considerações, percebemos que os desdobramentos da Art of gaming suscitam questões relacionadas aos fatores lúdicos e ao potencial artí­stico tanto dos games quanto da fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julieth Corrêa Paula, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Bolsista do CNPQ. Mestra pela Unisinos e Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). http://lattes.cnpq.br/1459184009691960

Referências

BOGOST, Ian. A fenomenologia do videogame. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 21, n.2, maio. 2018.

BITTENCOURT, João. Em busca da imagem videojográfica: uma cartografia das imagens de jogos digitais de 1976 a 2017. Tese de doutorado. São Leopoldo: Unisinos, 2018.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. São Paulo: Papirus, 1993.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa-preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

______. Los gestos: fenomenologí­a y comunicación. Barcelona: Editorial Herder, 1994.

______. Comunicologia: reflexões sobre o futuro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

GALLOWAY, Alexander. Gaming: essays on algoritmic culture. Minneapolis: University of Minesota Press, 2006.

JØRGENSEN, Kristine. Gameworld Interfaces. Cambrige: The MIT PRESS, 2013.

KEIFER-BOYD, Karen. Jogos Computacionais: arte no século XXI. In: SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna (Org.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

PERANI, Letí­cia. Estética, técnica e jogo: relações entre o lúdico e a arte fotográfica. Lumina, Juiz de Fora, v.08, n.1, jun. 2014.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubí­quia: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SMITH, Karl. The art of video game photography. Vice, United States, 18 jul. 2015. Disponí­vel em: < https://www.vice.com/en_us/article/8qxpp4/the-art-of-video-game-photography>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-27