CONHECENDO CHUÑI BENITE, O LITERATO DE VILLA SAN JUAN: UM PASSEIO PELO HIBRIDISMO CULTURAL E PELAS FRONTEIRAS ENTRE REALIDADE, POLÍTICA E FICÇÃO NO JORNALISMO RESISTENCIANO.

Autores

  • Arthur Aroha Kaminski da Silva Universidade Federal do Paraná - atualmente aluno especial em disciplinas do Doutorado em Letras do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR.

Resumo

Resumo: Este artigo aborda o portal online de humor jornalí­stico nomeado Angaú Noticias. Uma espécie de jornal de autoria anônima sediado na cidade de Resistencia, capital da proví­ncia de Chaco, norte da Argentina, cuja única assinatura ou autoria indicada é a de um personagem ficcional: o "literato" Chuñi Benite. Pretendendo a visualização da proposta literária e jornalí­stica do portal como um produto cultural ficcional de grande potencial simbólico, polí­tico e histórico. Para tanto, o artigo tenciona a análise especí­fica de um dos textos do portal online, exemplificando seu potencial através de sua inserção nas discussões das relações entre realidade e ficção, história e literatura, jornalismo e hibridismo cultural, como entendidas por autores como Jacques Rancière, Juan José Saer, Néstor Garcia Canclini e Rosane Kaminski. Discutindo e questionando assim também a construção valorativa estabelecida nos últimos séculos entre o que se considera "verí­dico" e "ficcional" . Além de contextualizar a produção e existência do portal dentro do cenário sócio-polí­tico em que se insere.

Palavras-chave: Ficção. Realidade. Angaú Noticias. Chuñi Benite. Chaco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Aroha Kaminski da Silva, Universidade Federal do Paraná - atualmente aluno especial em disciplinas do Doutorado em Letras do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR.

Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL - UFPR). É também graduado pelo Bacharelado em Escultura da Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP - UNESPAR), e técnico em Eventos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Tem entre seus principais interesses a análise literária de representações e poéticas da infância, e de gêneros como o fantástico e o terror, além de um eclético interesse em diversas áreas da História, História da Arte, Filosofia e Psicologia.

Referências

Anônimo1 [PEPE, Dondudad]. Bochornosa expulsión del literato Chuñi Benite en la inauguración del McDonald"™s chaqueño. [18 de Setembro de 2016]. Resistencia, Argentina: Site Angaú Noticias. Disponí­vel em: <http://www.angaunoticias.com.ar/variete/2948-mcdonalds.html>. Acesso em: jan. de 2019.

Anônimo2. Angaú Noticias: la prensa que te miente pero avisa. Resistencia, Argentina. Site disponí­vel em: <http://www.angaunoticias.com.ar/> Acesso em: jan. de 2019.

Anônimo3. Fanpage de Chuñi Benite. <https://www.facebook.com/ChuniBenite/> Acesso em: jan. de 2019.

Anônimo4. McDonald"™s abrió sus puertas en el patio de comidas del Shopping Sarmiento. [15 de Setembro de 2016]. Resistencia, Argentina: Jornal Chaco dia por dia. Disponí­vel em: <http://chacodiapordia.com/interes-general/noticia/113855/mcdonald%E2%80%99s-abrio-sus-puertas-en-el-patio-de-comidas-del-shopping-sarmiento>. Acesso em: jan. de 2019.

Anônimo5. McDonald"™s abrirá a finales de septiembre en Resistencia y empleará a 75 chaqueños. [26 de Julho de 2016]. Resistencia, Argentina: Jornal Diario Norte. Disponí­vel em: <http://www.diarionorte.com/article/140420/mcdonald%E2%80%99s-abrira-a-finales-de-septiembre-en-resistencia-y-empleara-a-75-chaquenos>. Acesso em: jan. de 2019.

Anônimo6. Se inauguró un local de McDonald"™s en Chaco. [15 de Setembro de 2016]. Resistencia, Argentina: Jornal Diario Norte. Disponí­vel em: <http://www.diarionorte.com/article/142503/se-inauguro-un-local-de-mcdonald%E2%80%99s-en-chaco>. Acesso em: jan. de 2019.

CANCLINI, Néstor Garcí­a. Culturas Hí­bridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. Trad. Heloí­sa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. 3ª ed. São Paulo: Editora da USP, 2000.

KAMINSKI, Rosane. Reflexões sobre a pesquisa histórica, a ficção e as artes. In: FREITAS, Artur (org.); KAMINSKI, Rosane (org.). História e Arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, 2013, p. 65-93.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensí­vel: estética e polí­tica. Trad. Mônica Costa Netto. 2ª ed. São Paulo: EXO experimental; Editora 34, 2009.

SAER, Juan José. El concepto de ficción. 4ª ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2014.

Downloads

Publicado

2019-11-27