CORPO, IMAGEM E REPRESENTAÇÃO ICÔNICA NA LINGUAGEM DO VIDEOCLIPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2019.21.2.2812

Resumo

Neste artigo, apresento uma possibilidade analí­tica do í­cone cinético, ou seja, do corpo em movimento no videoclipe – signagemvideográfica contemporânea – alicerçada pelos pressupostos da Teoria Geral do Signos de Charles Sanders Peirce. Enquanto signagem hí­brida, o videoclipe será apresentado em suas instâncias relacionais das três matrizes de linguagens, a visual, a sonora e a verbal que se entretecem na construção de sentido por meio da ação sí­gnica. Tomo comocorpusde análise, o videoclipePower(2010) do cantor estadunidense,Kanye West, dirigido pelo cineasta Marco Brambilla. Além da semiótica peirceana, procuro embasamento nas concepções teóricas de Décio Pignatari, Lúcia Santaella e Denise Azevedo Duarte Guimarães, com o objetivo de explicar o argumento de que ocorre, neste objeto de estudo em particular, uma espécie detradução icônica, aproximando-o, pela intervenção do paradigma pós-fotográfico, do conceito de videoarte multimidiática, propí­cio à intervenção e instauração de novas significações.

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Biografia do Autor

Cristiane do Rocio Wosniak, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

É Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens - linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Especialista em Artes-Dança (FAP-PR) e bacharel e licenciada em Dança (PUC-PR). É vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Ví­deo e docente adjunta do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná. É membro doGP Kinedária – Arte, Poética, Cinema, Ví­deo, vinculado ao Mestrado em Cinema e Artes do Ví­deo (Unespar/CNPq) e membro doGP ELiTe –Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR/CNPq). É docente colaborado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFPR. Atua como coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR.

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Publicado

2019-11-27

Como Citar

WOSNIAK, C. do R. CORPO, IMAGEM E REPRESENTAÇÃO ICÔNICA NA LINGUAGEM DO VIDEOCLIPE. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.33871/19805071.2019.21.2.2812. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2812. Acesso em: 28 mar. 2024.